sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

7 maneiras de economizar energia Antes de apertar o botão, pense no meio ambiente e economize energia

Neste verão não há quem não resista a ligar o ar-condicionado ou o ventilador. Antes de apertar o botão, pense no meio ambiente e economize energia. Saiba como economizar energia em sete maneiras diferentes e simples.
1 - Aproveite o calor do sol instalando janelas amplas no lado norte da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.
2 - Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10°C mais alta no inverno e até 7°C mais baixa no verão.
3 Sempre que o tempo permitir, use o varal, em vez da secadora de roupas. Você economizará e ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 3 quilos a cada lavagem.
4 - Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.
5 - Se você dispõe de aquecimento central com termostato ajustável, tente baixar um pouco a temperatura. Talvez você não note grande diferença, mas isto deve lhe garantir uma economia considerável: uma redução de 1°C pode diminuir aconta em 10%.
6 - Tape as frestas das janelas, portas e outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio pode reduzir a perda de calor em até 25% no inverno.
7 - Reduza a perda de calor em até 1/3 no inverno usando cortinas pesadas, bem próximas à janela, e reposteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário